Home Page  » Praia da Luz

Operador Marítimo-Turístico 05/02 - CPL

Praia da Luz

A Vila da Luz, popularmente conhecida por Praia da Luz e como uma vila piscatória tem origem no nome da Igreja da Nossa Senhora da Luz, a qual foi gravemente afectada pelo terramoto de 1755 e reconstruída pelos populares.

Os vestígios arqueológicos dos diversos povos que na zona se estabeleceram desde o paleolítico e mais tarde os fenícios, gregos, romanos e árabes, exprimem raízes culturais milenares. A história da Vila remonta aos tempos romanos, onde se constata a sua presença nas Ruínas Romanas da Vila da Luz, descobertas no século XIX, evidenciam um balneário para actividades termais e um complexo industrial constituído por tanques de salga de peixe, monumento classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Vila da Praia da Luz Vila da Praia da Luz Vila da Praia da Luz Vila da Praia da Luz

Dedicada á actividade piscatória e indústria conserveira do atum e sardinha até a década de 70, teve o seu fim fase ao desvio do percurso do atum e á decadência da indústria conserveira, passando a dedicar-se somente á pesca local em pequena escala.

Actualmente focada para o turismo familiar, proporciona um serviço de qualidade e diferenciado com inúmeros restaurantes e bares, supermercados, discoteca, farmácia, clínica médica, táxis, autocarros, etc, tornando-se num destino de férias preferido para muitos portugueses, ingleses, franceses, alemães entre outros.

Vila da Praia da Luz Vila da Praia da Luz Vila da Praia da Luz Vila da Praia da Luz

A praia de areia fina e esbranquiçada, o mar calmo e transparente e as formações rochosas características como a Rocha Negra, uma formação vulcânica que se estende num filão proveniente da Serra de Monchique, proporcionam um bem-estar relaxante. É galardoada com a Bandeira Azul da Europa, estatuto que é dado a praias que cumprem os critérios estritos de Qualidade da Água, de Informação e Educação Ambiental, de Gestão Ambiental, de Segurança e Serviços.

A Vila, convenientemente centralizada no Barlavento Algarvio, está perto de muitos locais que merecem ser visitados pelo seu interesse histórico e paisagístico como Lagos, Sagres, Aljezur, Monchique e Silves.

A Vila da Luz e os seus locais dão-lhe as boas vindas a este pequeno paraíso.