A Vila da Luz, popularmente conhecida por Praia da Luz e como uma vila piscatória tem origem no nome da Igreja da Nossa Senhora da Luz, a qual foi gravemente afectada pelo terramoto de 1755 e reconstruída pelos populares.
Os vestígios arqueológicos dos diversos povos que na zona se estabeleceram desde o paleolítico e mais tarde os fenícios, gregos, romanos e árabes, exprimem raízes culturais milenares. A história da Vila remonta aos tempos romanos, onde se constata a sua presença nas Ruínas Romanas da Vila da Luz, descobertas no século XIX, evidenciam um balneário para actividades termais e um complexo industrial constituído por tanques de salga de peixe, monumento classificado como Imóvel de Interesse Publico.
Dedicada á actividade piscatória e indústria conserveira do atum e sardinha até a década de 70, teve o seu fim fase ao desvio do percurso do atum e á decadência da indústria conserveira, passando a dedicar-se somente á pesca local em pequena escala.
Actualmente focada para o turismo familiar, proporciona um serviço de qualidade e diferenciado com inúmeros restaurantes e bares, supermercados, discoteca, farmácia, clínica médica, táxis, autocarros, etc, tornando-se num destino de férias preferido para muitos portugueses, ingleses, franceses, alemães entre outros.
A praia de areia fina e esbranquiçada, o mar calmo e transparente e as formações rochosas características como a Rocha Negra, uma formação vulcânica que se estende num filão proveniente da Serra de Monchique, proporcionam um bem-estar relaxante. É galardoada com a Bandeira Azul da Europa, estatuto que é dado a praias que cumprem os critérios estritos de Qualidade da Água, de Informação e Educação Ambiental, de Gestão Ambiental, de Segurança e Serviços.
A Vila, convenientemente centralizada no Barlavento Algarvio, está perto de muitos locais que merecem ser visitados pelo seu interesse histórico e paisagístico como Lagos, Sagres, Aljezur, Monchique e Silves.
A Vila da Luz e os seus locais dão-lhe as boas vindas a este pequeno paraíso.